quarta-feira, 20 de abril de 2011

Matias volta à casa dos Quintela - Episódio de Hoje

Matias está junto à sua antiga casa. Matias meneia a cabeça e fecha os olhos, tentando fugir ao passado que o persegue. Matias recorda a morte de Manuel Quintela. Matias levanta-se, tropeçando em tudo. As imagens do suicídio de Manuel Quintela não lhe saem da cabeça.
Em conversa com Henrique, Gracinha diz-lhe que há qualquer coisa ente Matias e Eva, pois a forma como se olham não é normal para dois desconhecidos. Henrique diz a Gracinha que é impossível, porque Eva teve dez anos em Nova Iorque e Matias na casa da Amoreirinha. Gracinha continua com a pulga atrás da orelha. Felicidade ouve a conversa, atenta.
Eva está muito impaciente. Geraldo acaba de entrar, seguido por Matilde. Eva olha para ele, angustiada. Geraldo e Joana Rita encaram-se. Joana Rita aproveita para provocar Geraldo, deixando-o irado. Brigite, ao perceber que Matias não aparecerá, pede para falar com Geraldo. Eva está de rastos e não consegue acreditar que Matias não apareceu.
(...)
Matias vai até à casa dos Quintela. Sai e reconhece o edifício. Inspira fundo, muito perturbado. Ganha forças, atravessa a rua e abre cuidadosamente o portão. Dorinda vem das traseiras do jardim. Dorinda levanta os olhos e fica em choque ao reconhecer Matias. Ele também. Matias começa a falar, os olhos de Dorinda crescem de rancor e culpa-o da morte de Manuel Quintela. Matias diz a Dorinda que veio a Lisboa para se redimir e estende um molho de notas a Dorinda. Dorinda diz a Matias que nunca mais se soube de Gabriel, o filho de Quintela.
Quando Matias está a ir para o carro quase é atropelado ao atravessar a estrada, contudo um mendigo salva-o. O mendigo destapa a cara e apresenta-se como Caracol. Matias ao ver a cara do mendigo reconhece-o e vê que é Gabriel. Caracol não reconhece Matias.


Sem comentários:

Enviar um comentário