sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

‘Anjo Meu’ retrata os anos 80

Em Vila do Anjo, no interior de Portugal, a acção passa pela autarquia local, a rádio, a pensão e a casa de alterne, ponto de encontro dos homens casados da povoação.

Decorre o ano de 1986 quando em Vila do Anjo é inaugurada a primeira casa de alterne: o Curral das Gatas, que vai sobressaltar a pacata vila, onde decorrerá parte da acção de ‘Anjo Meu’. As três grandes atracções da casa gerida por Sílvio (António Pedro Cerdeira) vão ser Maria Francisca (Sara Matos), Carolina (Júlia Belard) e Gina (Rita Seguro). Com blazer cor-de-rosa, ou azul-bebé, mangas arregaçadas, pulseiras, relógio, fio de ouro ao pescoço e cachucho no dedo, Sílvio, qual Don Johson na série ‘Miami Vice’, promete ser uma das figuras mais pitorescas da próxima novela da TVI, com estreia prevista para Março.
Vila do Anjo, com os seus hábitos, usos e costumes, os amores e desamores das suas gentes, escaramuças e polémicas, vai ser a protagonista colectiva de ‘Anjo Meu’, que Maria João Mira está a escrever para a TVI. ‘Paixão’, dos Heróis do Mar, é um dos temas a pautar a banda sonora desta produção. O enredo começa em 1974, com o 25 de Abril. A família Rebelo da Cunha, com latifúndios no Alentejo, vê as contas bancárias congeladas. Quando o patriarca Geraldo (João Reis) percebe que corre o risco de ser preso, foge para o estrangeiro com a filha Maria Francisca (Sara Matos) e deixa parte da fortuna na mão da governanta Joana Rita (Alexandra Lencastre). Em 1986, Geraldo, emigrado nos Estados Unidos, enriquece com o jogo e decide regressar a Portugal com a filha disposto a esclarecer as circunstâncias da morte da mulher e a resgatar a fortuna que deixou entregue à criada da família. E é neste ano que todo o enredo de ‘Anjo Meu’ se vai desenvolver. “Não foi inocentemente que escolhemos esta década profundamente marcada pelo 25 de Abril e pela adesão de Portugal à Comunidade Europeia. A nível social e económico o País mudou e essas mudanças deram origem ao que somos hoje”, explica à Correio TV Maria João Mira, autora da novela. Reconhecendo que os anos 80 estão na moda, vinca que a história, apesar de ter tido alguma preocupação com “o rigor histórico”, “não é um documentário” mas ficção.
Em Vila de Anjo, Alexandra Lencastre, no papel de Joana Rita, ex-criada de servir, é  hoje candidata às eleições locais e uma rica empresária que, entre outro património, possui a herdade da Tamargueira, ex-propriedade da família Rebelo da Cunha. É uma mulher de garra, desconcertante, que trata os seus eleitores por ‘anjinhos’. Sobre ela recai a suspeita de se ter apoderado de parte dos bens dos seus antigos patrões. Rendida às cenas já gravadas, Maria João Mira tece elogios rasgados à protagonista do elenco: “A personagem de Alexandra Lencastre vai dar o tom à novela. É muito bom poder contar com ela porque é um grande nome da ficção e está a fazer um papel muito diferente das outras produções, onde teve um registo mais dramático. É uma mulher que não baixa os braços perante a adversidade. Ascendeu socialmente, mas não oculta as suas origens e faz disso bandeira”. No enredo, José Carlos Pereira estava destinado a ser filho de Joana Rita. Mas, porque o actor ainda recupera de um problema de dependência, a Plural optou por dar-lhe um papel menos relevante, substituindo-o por Pedro Teixeira.
Na praça dr. Eugénio Dias, no coração de Sobral de Monte Agraço, vai ser recriada a Vila do Anjo. Para este espaço público ser temporariamente usado e alterado está a ser redigido um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço e a Plural, produtora da Media Capital,que detém a TVI. “Vai ser necessário retirar bancos, candeeiros e pilaretes para que, durante alguns meses, a praça pombalina, com uma traça moderna, retrate o ano de 1986. Também as fachadas de algumas lojas serão alteradas”, explica José Alberto Quintino, vice-presidente da autarquia.

5 comentários:

  1. olá
    afinal já official ou não?

    Fica bem :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não é oficial. Só quando sair a história no site da tvi ou vermos as gravaçoes é que vamos saber

    ResponderEliminar
  3. pois .... mas acho mesmo que ele merece um papel de destaque , os protagonistas sao sempre os mesmos e tenho a serteza que o pedro vai fazer um papel 5****

    ResponderEliminar
  4. li no site da lux isto : «Continuo ligado à TVI, vou participar na novela, só não vou ser o protagonista. Para cuidar de mim não podia voltar ao mesmo ritmo de gravações. É o melhor para mim!», afirmou José Carlos Pereira .
    quer dizer que o zeca não é protagonista ... se calhar vai ser mesmo o Pedro :=)

    ResponderEliminar
  5. Sai a merda (José Carlos Pereira) e entra o cagalhão (Pedro Teixeira)

    ResponderEliminar